top of page

A importância do teste Nutrigenético


Entrevista com a Nutricionista e Diretora de Operações da Nutrigenomix Brasil, Marina Pioltine.

- Qual a diferença de teste genético para o nutrigenético?

O ser humano possui cerca de 25 mil genes, e estes podem apresentar diferentes funções no organismo. No entanto, sabe-se que apenas alguns genes e polimorfismos apresentam um papel importante para a nutrição. Os testes nutrigenéticos avaliam estas variantes e oferecem informações importantes para a prevenção de doenças e melhora da qualidade de vida, por meio de uma nutrição personalizada. Como a ciência e área da genética são muito amplas, também existem exames genéticos que não se relacionam com a nutrição, como por exemplo aqueles que analisam algumas síndromes genéticas ou marcadores importantes para o tratamento oncológico.

- Posso evitar doenças através do resultado do teste nutrigenético?

Por mais que o surgimento de doenças envolva diversos fatores, e não apenas genéticos, pesquisas mostram que ao conhecer a sua predisposição genética, o paciente se sente mais motivado a mudar o seu estilo de vida, o que pode ajudar a prevenir diversas doenças crônicas como a pressão alta, obesidade, diabetes, doenças cardíacas, dentre outras. O mesmo ocorre para doenças carenciais (ex. baixa vitamina D, ferro, cálcio), intolerâncias alimentares (ex. glúten e lactose), metabolismo de nutrientes e fatores que podem contribuir com a fertilidade ou desempenho físico, melhorando também a qualidade de vida.

- Qual a vantagem de fazer o teste nutrigenético?

Um dos benefícios de investir em sua informação genética, é que com isso o seu nutricionista poderá trabalhar com uma nutrição personalizada. Isto serve para suas queixas específicas atuais ou para questões que possam surgir daqui a 5 ou 10 anos. Por exemplo, se no futuro você pretender engravidar, o seu nutricionista já saberá como direcionar o seu plano alimentar de acordo com o seu DNA, uma vez que já terá essas informações em mãos. Isso porque o teste genético pode ser feito apenas uma vez na vida. Pesquisas indicam que indivíduos que conhecem sua informação genética são os que mais se motivam na mudança de hábitos, e portanto, têm mais sucesso no tratamento.

- Como é o teste nutrigenético para fertilidade?

O teste de Fertilidade é projetado para fornecer recomendações nutricionais que ajudarão os casais que estão tentando conceber, otimizando seu estado nutricional, o qual tem impacto direto na fertilidade.

Blog

Posts Recentes

bottom of page