top of page

CURCUMINA


Origem:

Há registros do uso da cúrcuma (também chamada de açafrão da terra) pelos indianos e indonésios de 4 mil anos atrás. Os mercadores árabes foram os responsáveis por espalhar o tempero pelo mundo.

A curcumina é o ingrediente ativo principal da cúrcuma. Ela tem efeitos anti-inflamatórios e é um antioxidante potente.

 

Forma de uso:

Pode-se usar o rizoma (uma espécie de raiz) da planta fresco, que tem sabor mais acentuado, ou seco em pó. Como seu paladar é dominante, maneire na quantidade para não ofuscar outros ingredientes.

A curcumina pura não é bem absorvida pela corrente sanguínea. Pesquisadores perceberam que para contornar esta dificuldade, basta consumi-la juntamente com pimenta preta, que contém piperina, uma substância natural que intensifica a absorção da curcumina em até 2000%.

 

Com o que combina:

Picante, a cúrcuma intensifica o sabor de molhos, carne vermelha, frango, peixes, vários tipos de arroz, sopas e legumes e verduras cozidos.

 

Com o que não combina:

Mantenha o açafrão longe dos doces. E, em receitas de sabor mais leve, coloque no máximo uma pitadinha, dependendo de suas preferências.

 

Benefícios nutricionais:

Os componentes que dão sua tonalidade marcante, as curcuminas, têm potencial antioxidante e anti-inflamatório.

Essa característica fez com que a erva fosse inclusive testada para o tratamento de osteoporose e outras inflamações nas juntas em um estudo do Centro Médico da Universidade de Maryland (Estados Unidos). Não é que ela substitui os remédios — mas talvez sirva como um complemento.

Também há a possibilidade de a curcumina, um componente da cúrcuma, melhorar a memória e o bom humor.

Blog

Posts Recentes

bottom of page