top of page
  • INCA

Agrotóxicos podem aumentar o risco de câncer?

Verdade!!! Sempre que possível, dê preferência aos alimentos orgânicos. Leia o texto abaixo e entenda

Afinal, o que são agrotóxicos?

Os agrotóxicos são produtos utilizados na agricultura para eliminar insetos ou ervas daninhas nas plantações.


Qual o grande problema dos agrotóxicos? Pode causar câncer?

Os agrotóxicos utilizados na produção da maioria dos alimentos no Brasil causam danos à saúde do consumidor. Um exemplo é o herbicida glifosato, classificado como prováveis agentes que possam causar câncer em humanos.


FISCALIZAÇÃO A NOSSO FAVOR!

Dessa forma, em 2001 foi criado o Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA) que tem como objetivo avaliar continuamente os níveis de resíduos de agrotóxicos nos alimentos de origem vegetal que chegam à mesa do consumidor.


De acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer), os últimos resultados do PARA revelaram amostras com resíduos de agrotóxicos em quantidades acima do limite máximo permitido e com a presença de substâncias químicas não autorizadas para o alimento pesquisado.


Confira abaixo os resultados do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos de 2010:


EM QUAIS ALIMENTOS ENCONTRAMOS AGROTÓXICOS?

Vale ressaltar que a presença de resíduos de agrotóxicos não ocorre apenas em alimentos in natura, mas também em muitos produtos alimentícios processados pela indústria, como biscoitos, salgadinhos, pães, cereais matinais, lasanhas, pizzas e outros que têm como ingredientes o trigo, o milho e a soja, por exemplo.



Devemos parar de comer frutas, legumes e verduras? NÃO!!!

A preocupação com os agrotóxicos não pode significar a redução do consumo de frutas, legumes e verduras, que são alimentos fundamentais em uma alimentação saudável e de grande importância na prevenção do câncer. O foco essencial está no combate ao uso dos agrotóxicos.


Referências

Dospinível: http://www1.inca.gov.br/inca/Arquivos/comunicacao/posicionamento_do_inca_sobre_os_agrotoxicos_06_abr_15.pdf


http://portal.anvisa.gov.br/noticias/-/asset_publisher/FXrpx9qY7FbU/content/contaminacao-por-agrotoxicos-persiste-em-alimentos-analisados-pela-anvisa/219201/pop_up?_101_INSTANCE_FXrpx9qY7FbU_viewMode=print&_101_INSTANCE_FXrpx9qY7FbU_languageId=pt_BR

Blog

Posts Recentes

bottom of page