top of page

QUAIS SÃO OS ESTÁGIOS MOTIVACIONAIS PARA O EMAGRECIMENTO?


Eu sei. Todas queremos perder uns quilinhos (muitos ou pouco), mas as vezes é difícil; mas, já existem muitos estudos que explicam porque nossa vontade não condiz com nossas ações. Leia tudo e veja em qual estágio você se enquadra.

 

Você já parou para pensar em como é difícil uma pessoa deixar algum tipo de vício ou limitação — como o alcoolismo, uso excessivo de internet, obsessão por exercícios físicos ou por dietas —, mesmo sabendo que tais comportamentos só geram consequências negativas?

 

Isso acontece principalmente porque a maioria das pessoas não enxerga seu comportamento como um problema, o que impede que elas se dediquem a mudar a situação. O processo de mudança só acontece quando o indivíduo modifica sua forma de ver as situações e sente um real desejo de mudar.

 

Estágios do processo de mudança

Confira, a seguir, quais são os estágios do processo de mudança comportamental propostos pelos psicólogos Prochaska e Di Clemente:

 
1 - Pré-contemplação

Neste estágio, a pessoa ainda não vê necessidade de mudar seu comportamento e suas atitudes. Há muita resistência, pois ela acredita que não existe uma motivação real para a mudança.

Uma vez que esta etapa é caracterizada pela negação da existência de qualquer problema, evita-se o confronto e são utilizadas estratégias para sensibilizar e conscientizar a pessoa sobre o problema enfrentado e as possíveis soluções para ele.

 
2 - Contemplação

Nesta fase, o indivíduo começa a perceber seu problema, mas ainda não se mobiliza para tomar uma atitude de mudança. Ele procura motivos e justificativas para se defender e negar sua dificuldade e, embora comece a considerar possíveis mudanças, as dúvidas, inseguranças e incertezas o faz desistir.

 
3 - Planejamento ou preparação

O indivíduo já tem uma visão mais clara e precisa sobre seu problema e começa a pensar em possíveis ações que podem ajudá-lo a se recuperar e superar suas limitações.

 
4 - Ação

Na fase da ação, o indivíduo começa a colocar em prática seus esforços de mudança. Trata-se de um estágio que necessita de muita perseverança, comprometimento e disciplina para que as ações de mudança sejam efetivamente cumpridas.

 
5 - Manutenção

Este é o estágio mais complexo e desafiador de todo o processo. Isso porque é a manutenção que permite verificar se as atitudes tomadas no estágio anterior realmente levaram à mudança.

Além disso, a fase de manutenção exige o máximo esforço do indivíduo para que não ocorra nenhum tipo de recaída e ele continue firme em busca da mudança e dos resultados almejados.

 

Blog

Posts Recentes

bottom of page